Ir para o conteúdo principal
porto_alegre

Descobrir Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do Estado do Rio Grande do Sul e possui uma ótima qualidade de vida para os gaúchos da região. A qualidade é marcada por grandes centros de compras sofisticados, por uma programação cultural intensa e vibrante e também por uma boa relação respeitosa com a natureza.

A cidade foi criada no século XVIII com a chegada de grupos portugueses e recebeu posteriormente outros europeus vindos da Alemanha, Itália, Polônia, Áustria, França e Escócia, o que ajudou a formar uma população de descendência especifica na região, que mantém até hoje traços dessas culturas no estado do Rio Grande do Sul com festivais, danças e comidas típicas de países da Europa.

Seja durante as férias de fim de ano ou durante a estação mais fria do ano, Porto Alegre oferece o melhor da cultura gaúcha e muito Chimarrão.

A capital do Rio Grande do Sul é uma das melhores cidades para se viver na América Latina, segundo estudos do IBGE e da ONU. Porto Alegre está situada a cerca de uma hora e 45 minutos da costa leste central do estado.

A cidade está à beira do lago Guaíba que proporciona lindas vistas para quem a visita, por conta de um emaranhado de ilhas que se localizam frente à cidade e formam um arquipélago, habitat de uma exuberante vida selvagem. A cidade possui grande porcentagem de espécies de plantas nativas, muitas fazem parte de um resquício de Mata Atlântica local.

Porto alegre tem limite de fronteira com as cidades de Canoas e Gravataí, ambas próximas do lado Guaíba e Viamão.

É essencial reservar um bom tempo no roteiro da viagem para experimentar o verdadeiro churrasco gaúcho, afinal é impossível viajar para Porto Alegre sem provar essa que é uma das especialidades da região. Com um toque especial, a maneira que o churrasco é preparado no estado é única, levando á churrasqueira diversos tipos de cortes de carnes, que variam entre o gado e a ovelha. O sabor do churrasco gaúcho é marcante e só pode ser devidamente apreciado em seu lugar de origem.

Outra especialidade que só pode ser encontrada no estado gaúcho é o Chimarrão, uma bebida feita com base na Erva Mate. Ele está presente na região desde os tempos em que o sul do Brasil era habitado pelos índios Tupi-Guaranis. Hoje em dia, é possível encontrar cuias por toda a extensão de Porto Alegre, assim como no resto do RS, e são tão populares quanto às garrafas térmicas de café, comuns nos outros estados brasileiros.

Uma ótima opção para experimentar as delícias, é o Mercado Público. Ele oferece refeições e diferentes tipos de utensílios para o preparo do Chimarrão – que podem ser levados para casa, depois, é claro, que você aprender a preparar a bebida com um legítimo gaúcho.

As atrações de Porto Alegre estão, em sua grande maioria, na região central da cidade. Para os apaixonados por história e cultura, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Museu Júlio  de Castilhos devem ser paradas obrigatórias no roteiro. Durante a viagem, não deixe de conferir também a programação do Teatro São Pedro.

Indispensável para a viagem de quem pretende mesmo conhecer Porto Alegre é ver de perto o Rio Guaíba, que banha toda a cidade. Ver o por do sol as margens do rio é uma experiência maravilhosa, e fazer isso da Usina do Gasômetro torna a atração ainda mais especial. A Usina é um dos mais importantes centros culturais da cidade e possuí uma intensa programação de shows de dança, música e teatro.

Procure encontrar tempo para visitar pelo menos um dos lindos parques da cidade. O Parque Marinha do Brasil, o Maurício Sirotsky, o Parque Farroupilha e o Moinho de Vento, mais conhecido como Parcão, são apenas alguns dos mais famosos. Esse último está cercado de bares e outras opções de entretenimento, o que o torna uma boa opção para a noite.

Na Praça Matriz está a Catedral Metropolitana, que é uma das maiores igrejas do Brasil. Ela possui a maior cúpula do mundo e seus painéis, que ornam a fachada da igreja, foram confeccionados e trazidos diretamente do Vaticano, o coração da igreja católica.